REPERTÓRIO TEATRAL DA COOPERATIVA

E Deus Criou a Varoa - Com muita música, comédia e romance a mulher é retratada através dos tempos - desde a criação de Eva até os dias atuais. Uma seleção de trechos de diversas obras literárias que são trazidas para o palco mostrando a mulher em diversas situações... "Cervantes, Moliére, Frederico Garcia Lorca, Elisabeth Barret Browning, Balzac, Gil Vicente, Joaquim Manoel de Macedo, Gonçalves Dias, Machado de Assis, Eça de Queirós, Mário de Andrade, Manoel Bandeira, Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade, Ariano Suassuna e Clarice Lispector!" Nunca a literatura foi mostrada de uma maneira tão emocionante e divertida!

Sambão de Cabral a Isabel - Venha navegar conosco em um espetáculo que conta à história do Brasil desde seu Descobrimento até à Abolição da Escravatura com muita música e humor. Uma comédia musical deliciosa que conta à história do Brasil de um jeitinho bem brasileiro, em ritmos de carnavalescos.

Marcelino Pão e Vinho - É a história de um pequeno bebê deixado à porta de um humilde convento de frades franciscanos. O tempo passa e a criança é adotada pelos religiosos e ele começa a ter uma vida de criança, com travessuras, questionamentos típicos da curiosidade infantil, o menino um dia vai ao sótão onde ele descobre que tem o dom de conversar com Jesus. Um espetáculo musical emocionante que ira despertar a criança que cada um tem dentro de si.

Tistu o Menino do Polegar Verde - Tistu é o filho de um rico fabricante de canhões da cidade de Mirapólvora que não consegue aprender nada na escola. Seu pai então resolve que ele aprenderá os fatos da vida tomando contato direto com eles. Para isso, encarrega seu gerente, o Senhor Trovoada e o seu jardineiro, o Mestre Bigode da sua educação. Com o primeiro toma contato com as duras realidades da miséria e do comércio de armas e com o último, conhece as plantas, as flores e descobre que tem o Polegar Verde. Este dom faz com que nasçam flores em todo lugar em que ele pressione o polegar. Quando resolve usá-lo para acabar com a miséria e a guerra. A estória segue em frente para um final inesperado e emocionante.

A Paixão de Cristo - Acreditar na Ressurreição é crer no dom da vida eterna por graça de Deus este dom é concedido a partir da encarnação do filho de Deus na pessoa de Jesus de Nazaré já vive dimensão de eternidade. e nos como ressuscitados, vivemos com ele. não é no sepulcro ou no passado que se procura Jesus. é hoje, com a sensibilidade que nos faz perceber a sua presença entre os pobres e excluídos. Paixão de cristo a maior prova e história de amor eis a homenagem com essa mensagem de amor a Jesus

ESPETÁCULOS JÁ REALIZADOS

No Principio Era o Caos

O Pequeno Príncipe

As Travessuras do Saci Pererê

O Coelho Cowboy

O Chá das Bruxas

LINHA DO TEMPO

Espetáculos 1972

Teatros da Fábrica SESC–Pompéia, inauguramos o teatro quando era um simples armazém. Sambão de Cabral a Isabel – a história do Brasil contada através de uma escola de samba, ensinando através do riso e da alegria, com a Direção de Silnei Siqueira. Texto de Oscar Felipe.

Espetáculos 1973

No Princípio Era o Caos – uma aula de Geografia do Brasil, onde um circo percorria as regiões do Brasil.

Espetáculos de 1974 a 1975

Continuando com os espetáculos Sambão de Cabral a Isabel, No Príncipio Era o Caos e “E Deus Criou a Varoa...” texto de Oscar Felipe uma aula de Literatura para despertar já naquela época o gosto pela Literatura.Tendo sempre Cursos de Teatro, Cursos de Canto e Criação de Adereços, montagem de cenários, iluminação e sonoplastia.

Espetáculos 1976

Tistu O Menino do Polegar Verde – texto de Oscar Felipe com a direção do premiado Silnei Siqueira, Tistu foi o primeiro musical infantil que ganhou todos os prêmios 1º Especial do Serviço Nacional do Teatro. Prêmio APCA – Governador o Estado e Molière e Prêmio Cenário de Arquimedes Ribeiro.

Espetáculos 1977

Teve início a Construção do Teatro da Fábrica SESC, fomos obrigados a sair.

Espetáculos 1978

Teatro Pixinguinha

SESC Pompéia

Teatro Abertura no Largo Padre Péricle 

Espetáculos 1979 a 1980

Teatro PUC – Teatro Colégio Santa Marcelina.

Espetáculos 1981 a 1984

Em memória ao seu fundador Oscar Gouvêa Cunha Barreto Filho nome artístico Oscar Felipe, foi fundada a Cooper Teatro Oscar Felipe. Continuando com os espetáculos no Teatro da Secretaria da Educação na Praça da República Teatro da FAAP.

Espetáculos 1985

Reestréia do “Tistu, o Menino do Polegar Verde” com a nova Direção de Silnei Siqueira no Teatro Maksoud Plaza, com Gigi Anhelli, Mara Maravilha e grande elenco.

Espetáculos 1986

Assumimos a Administração do Teatro TAIB, quando o grande dramaturgo  Benedito Ruy Barbosa, ia entregar o TAIB, devido ao grande gasto de água referente vazamentos do prédio e altas multas da Prefeitura de São Paulo, referente ao prédio todo.

Montagem pela primeira vez no Brasil do musical O Pequeno Príncipe de Antoine Saint Exupéry. Assumindo a produção e Direção Geral de todos os espetáculos com a participação dos atores cooperativados na Cooper Oscar Felipe com as funções de acordo com o Regimento Interno da Cooperativa. Conselho Diretor e Conselho Fiscal.

Espetáculos 1987

Continuando com Tistu O Menino do Polegar Verde e a aula de história em Sambão de Cabral a Isabel.

Espetáculos 1988

Montagem de Marcelino Pão e Vinho de José Maria Sanchez-Silva. Com a tradução de Dom Marcos Barbosa e a direção geral de Lucy Lima

Espetáculos 1989 a 2005

Coordenando Cursos de Teatro, Canto, Dança, melhorando assim a qualificação profissional dos atores da Cooper Oscar Felipe, tendo como professores Regina Célia Anhelli, Alexandre Augusto Maximiliano Braga, Professor Pedro Vito na área Pedagógica – área jurídica Dr. Hilkias de Oliveira e Dr. Ivanilsom Albuquerque. Coordenando Festivais de Danças, Musicas e diversos grupos de teatro que faziam eventos no Teatro TAIB. Lutamos muito para salvar o Teatro TAIB, pagamos só em vazamentos de água no encanamento do prédio mais de R$56.000,00-(cinqüenta e seis mil reais), e o ICIB, deveria consertar o encanamento enferrujado do 4º andar ao térreo, e o teatro é no subsolo, tudo devidamente comprovado. Como pagamos e eles não fizeram a reforma. Não como melhorar o espaço do teatro. Em 2006 pediram dez mil pela locação sem terem realizado as reformas. Ocorre que descobrimos que a rede de esgoto do Bom Retiro, passa por baixo da platéia do teatro, motivo pelo qual tinha um cheiro desagradável, a qual eu brigava com quem falasse mal. Colocando incenso e aromas. Diante da descoberta, saímos do Teatro.  Onde pelo motivo do mau cheiro perdemos verbas da Secretaria da Cultura, o que não era culpa nosso e sim um efeito físico das chuvas, mina embaixo do subsolo, mas todos envolvidos no trabalho cultural gostavam muito do teatro, e apesar de tudo sofremos muito com a saída forçada do TAIB.

Perdemos um navio de cinco metros do Sambão, uma grande casa do Tistu, um avião de três metros do Pequeno Príncipe e uma Igreja do Marcelino Pão e Vinho. 28 meninos fizeram o personagem Tistu O Menino do Polegar e 9 meninos fizeram o personagem Marcelino Pão e Vinho

Começamos de novo com cenários pequenos e bonitos e reaproveitados muitas coisa...

Espetáculos 2006

Cantinho do Teatro um pequeno local aonde temos nosso escritório e sala para ensaios onde também se encontram nossos equipamentos cenários e figurinos.

Espetáculos 2007

Novos cenários pequenos que podem ser transportados em um ônibus com bagageiro grande, levando assim os espetáculos nas escolas, cidades, Igrejas.

Espetáculos 2008...

A Paixão de Cristo na Catedral da Sé Arquidiocese de São Paulo, com a participação de mais mil pessoas que elogiaram

Marcelino Pão e Vinho em igrejas e comunidades, também realizamos uma super apresentação na Catedral da Sé comemorando o Centenário da Arquidiocese de São Paulo.

Sambão de Cabral a Isabel – musical com duas montagens uma para o ensino fundamental e outra para o ensino médio e alfabetização de adultos.